sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

IRA!



É uma banda com forte influência punk do Clash e que ousou também alguns experimentalismos. Teve um dos melhores guitarristas do BRock, senhor Edgar Scandurra, canhoto como Mr. Jimmy Hendrix. Scandurra toca sua guitarra verde sem inverter a posição original das cordas, ou seja, com as finas em cima e as mais espessas em baixo.

Acho que Envelheço na cidade foi a primeira que conheci. Mas a que mais me marcou, que ouvi em um dia de chuva no centro de Sapucaia do Sul, foi Vida Passageira. Foi no ano de 2000 para 2001 e até hoje lembro aquela feliz e confusa época do fim do Ensino Fundamental.

"...É como em um comercial de cigarros
Que a verdade se esquece com uns tragos
Sonho difícil de acordar
É quando os teus amigos te surpreendem
Deixando a vida de repente
E não se quer acreditar..."
[Vida Passageira - IRA!]

Núcleo base, É assim que nos querem, Vitrine viva, Flores em você... Todas essas conheci no Ao Vivo MTV da minha prima Rosângela, que continha também Envelheço na cidade e Vida passageira. Rubro Zorro eu descobri em um vinil, na casa de uma amiga em Montenegro, quando comprei um moletom do Doors, companheiro de aventuras.

"...As garotas desfilando 
E os rapazes a beber
Já não tenho a mesma idade
Não pertenço a ninguém..."
[Envelheço a cidade - IRA!]

Com o acústico, novas versões e novas canções. Poço de sensibilidade, Eu quero sempre mais, Pra ficar comigo (versão perfeita para Train in vain, do Clash), Por amor, Tanto quanto eu... IRA é uma explosão de puro rock em cima do palco. Pena que a falta de entendimento entre os integrantes tenha levado ao fim do grupo. Hoje, os quatro IRA’s seguiram seus rumos  e alguns em projetos solo. O CD Nasi e os Irmãos do Blues também vale muito apena.

Um comentário:

...(D) disse...

"Flerte Fatal", "Dias de Luta" rs só pra citar mais duas músicas da banda que eu gosto bastante desde que ouvi. Me lembro que via as pessoas tocando "Dias de Luta" na versão original e pensava ser a coisa mais dificil que havia a se fazer. No final das contas nem era rs Há algumas perolas soltas na discografia deles. o Acústico foi um bom apanhado. Por falar nisso, já notou como depois de um Acústico poucos artistas voltam a fazer algo 'decente'?