segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Barão Vermelho



É disparada a minha banda preferida do Rock Brasileiro – em todas as épocas. Apesar de conhecer o Barão como deveria um pouco tarde, a voz de Frejat era recorrente nos churrascos em Canoas. Quando pequena, meu primo Júlio comprava pizza e colocava a versão dos Barões para Malandragem, dá um tempo, do Bezerra da Silva. Na sequência, vinha Perdidos na selva, também uma versão para o clássico da Gang 90 e As Absurdetes.

Mas, até então, Barão era Barão e Cazuza era Cazuza. Depois de um tempo, fui ouvir Cazuza como integrante do Barão. E foi quando ouvi a versão dos Barões para Jardins da Babilônia - da Rita Lee - que passei a prestar um pouco mais de atenção. Quando o sol bater na janela do seu quarto, da Legião Urbana. também ficou legal com eles. Resumindo, eu conheci o Barão, primeiro, pelos outros.

"...Saudações a quem tem coragem
Aos que estão aqui pra qualquer viagem
Não fique esperando a vida passar tão rápido
A felicidade é um estado imaginário..."
[Pense e Dance - Barão Vermelho]

Foi com o filme do Cazuza – através do qual passei a conhecer não só o Barão, mas também o exagerado poeta maldito – que o veneno começou a entrar nas veias. Lembro daquela fita K7 – sim, K7! – onde gravei um monte de músicas deles e andava com ela para cima e para baixo. Foi bem na época Rolling Stones. Um lado da fita era do Barão e o outro lado era dos Stones.

Meus bons amigos, Flores do mal, Bete Balanço, Pro dia nascer feliz, Agora tudo acabou, Quem me olha só, Guarda essa canção, O poeta está vivo, Pedra, flor e espinho, Por você, Puro Extasy, O tempo não pára, Pense e dance... Vieram todas juntas. Na época do filme do Cazuza, passei a conhecer as mais antigas, que para mim são as melhores, Down em mim, Conto de fadas, Você precisa é dar, Billy Negão, Bilhetinho azul, Rock N’ Geral... Full time of Red Barão!

"Rock N' Geral é até mais tarde
Sem hora marcada
Armando assim um carnaval full time
Rock N' Geral é bem alto
Pra se ouvir de qualquer nave..."
[Rock N' Geral - Barão Vermelho]

Comprei CD, livro, DVD... Virei fã do Barão. É uma das bandas do rock nacional que me arrependo de ter “encerrado suas atividades” antes que eu pudesse vê-la no palco. Barão Vermelho. Barão Vermelho. Cara, como eu gosto do Barão Vermelho.

- Você lembra a primeira vez em que ouviu Barão Vermelho?

Nenhum comentário: