sexta-feira, 7 de maio de 2010

Jimmy Hendrix

O guitarrista

Ele literalmente tocava fogo na guitarra. Só o nome já impressiona, mas quando o vi com aquelas roupas coloridas e a faixa amarrada na cabeça... Conheci o Jimmy Hendrix de ouvir falar, ou talvez lendo o Movimentos Culturais de Juventude. Umas das primeiras músicas que conheci foi Hey Joe, que tinha ouvido primeiro na versão dos cariocas do Rappa.

Foi na MTV que vi Hendrix em movimento pela primeira vez. E fiquei boba. O cara destruía na guitarra, um monstro do rock and roll. Ele apenas ia tocando e todas as notas se encaixando! Meu Deus! Como ele decorava todas aquelas sequências??? Além de fazer aquelas coisas complicadas, ele conseguia gravar e repetir aquelas coisas complicadas! Com distorção, wah-wah, não sei que mais...

E era bom porque Jimmy tinha os dois pés cravados no blues. E nada que venha do blues pode ser ruim. Pelo menos, nessa vida, ainda não vi. Hear my train a coming eu conheci na voz da Cássia Eller, que por sinal fez uma ótima versão – era outra cantora com os dois pés grampeados no blues e que deixou saudades.

Jimmy não era apenas um guitarrista. Ele fio uma figura emblemática da década de 1960, que revolucionou o rock and roll e a música. Embora tenha cumprido sua missão, às vezes, fico imaginando o que ele poderia ter feito se continuasse vivo. Jimmy Hendrix fazia miséria com a guitarra, e é por isso que hoje ele está aqui no Rock História. 

- Você lembra da primeira vez em que ouviu Jimmy Hendrix?

Nenhum comentário: